PREPARATIVOS PARA VISITA DE ESTUDO

MAIO 2015 - NESTA VISITA PARTICIPARAM OS ALUNOS DE DUISBURG, DÜSSELDORF, VIERSEN E HEINSBERG - 23 ALUNOS, A PROFESSORA HELENA E EU, A PROFESSORA ROSA. MAIS UMA VEZ SE JUSTIFICOU A REALIZAÇÃO DE UMA VIAGEM DE ESTUDO À NOSSA LINDA CAPITAL.

"O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM. POR ISSO ACONTECEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COISAS INEXPLICÁVEIS E PESSOAS INCOMPARÁVEIS"
(MARIA JÚLIA PAES DA SILVA)

MAIO 2018 - MAIS UMA VEZ PARTICIPARAM NESTA VISITA OS ALUNOS DE DÜSSELDORF, DUISBURG, VIERSEN E HEINSBERG - 27 ALUNOS, A PROF. HELENA E EU, PROF. ROSA. UMA VIAGEM BASTANTE CANSATIVA, MAS FOI UM PRAZER ACOMPANHAR MAIS UMA VEZ OS NOSSOS ALUNOS.

"RUN, BABY RUN,
RUN, BABY RUN,
ALL NIGHT LONG."
(THE DOORS)


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Exposição " A escola Portuguesa faz uma visita de estudo a Lisboa" no consulado geral de Portugal em Düsseldorf

Os alunos durante a visita a Lisboa
Aspeto da inauguração da exposição com a presença da Sra. Cônsul Geral



A convite da Sra. Cônsul, Maria Manuel Durão, encontram-se expostos, no Consulado Geral de Portugal em Düsseldorf, os trabalhos dos alunos dos Cursos de Português Língua de Origem, das cidades de Duisburg e de Mülheim an der Ruhr.

Estes trabalhos surgiram na sequência de uma visita de estudo que os grupos efetuaram à cidade de Lisboa, de 25 a 30 de outubro de 2011 e relatam-nos as experiências vividas nestes 6 dias. Todo o ambiente cultural desta viagem superou as nossas expetativas, chegando assim a casa mais orgulhosos que nunca em sermos portugueses, povo rico de uma cultura e história iniguláveis.
"Conhecemos muitas coisas de maneira diferente do que na altura em que se vai com os pais (...) eu acho que os próximos grupos também devem fazer uma visita de estudo porque esta viagem foi uma lição para a nossa vida" (Laura Gomes, 16 anos).
"A visita de estudo a Lisboa foi uma experiência muito bonita e interessante. Agora já sei que Lisboa tem um castelo (...) também já podia fazer de guia para a minha família se algum dia visitarmos Lisboa juntos" (Fábio Adrego, 15 anos).
"Essa viagem a Lisboa nos uniu muito, não só estudantes com estudantes, mas também com os professores que nos acompanharam. Nós nos conhecemos melhor e conhecemos a maravilhosa capital, Lisboa. O país onde nasceu a língua portuguesa que aprendemos cada dia um pouco mais por muitos e muitos anos. Todos os lugares que visitamos ficaram marcados na minha cabeça e aos lugares que não visitamos ou que não pudemos aproveitar suficiente, somente fica a vontade de voltar a Lisboa o mais rápido possível. Foi um lugar maravilhoso e a viagem foi algo marcante na vida de todos nós, especialmente para mim que terminei as aulas de português pouco tempo após a viagem" (Eduardo Barbosa, 16 anos).
No dia 9 de maio de 2012, teve lugar a inauguração da exposição, onde estiveram presentes os alunos e respetivas famílias, a sra. Cônsul, a docente de apoio pedagógico, Joana Andrade, a professora, Margarida Richman, o Diretor da Representação do Banco Santander Totta na Alemanha, que apoiou o evento, e os acompanhantes desta visita. eu, professora dos cursos, Rosa Maria Ferreira e a antropóloga, Dra. Ângela Nunes (CRIA/UNL).

A sessão teve início às 18 horas, com uma fala da Sra. Cônsul que focou a importância deste tipo de projeto e elogiou os alunos pelos seus trabalhos excelentes. Seguidamente um dos alunos, Fábio Adrego,  contou com um jeito descontraído e divertido acerca das nossas vivências em Lisboa. Rodrigo Louro explicou-nos o que o fascinou mais nesta visita e Eduardo Barbosa recitou o poema "Lisboa..." de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa.

No final, como prova de agradecimento, cada um dos alunos ofereceu uma rosa amarela à Sra. Cônsul.

A exposição encontrar-se-á disponível ao público até final do mês de agosto, dando de seguida lugar a novas exposições de temáticas variadas.

Convido-o a percorrer o corredor de atendimento geral do consulado e a partilhar as experiências que estes alunos tiveram na visita à capital, através dos 12 quadros com relatórios  e fotografias que se encontram expostos. Num dos quadros podemos observar a visita ao Oceanário de Lisboa, noutro os divertimentos inesquecíveis no Pavilhão do Conhecimento, noutro podemos apreciar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos...

Quer saber como tudo começou e ainda mais curiosidades acerca desta viagem? Visite o nosso blogue: http://portugues-du-mh.blogspot.com



Rosa Ferreira, professora
publicado com algumas alterações no Ppost, edição de agosto 2012